domingo, 21 de outubro de 2012

Shogi, um Jogo de Estratégia



Saudações, meus filhos!
Aqui vos fala Assamita, vosso amigo, e assassino...
Venho hoje apresentar a vocês um novo jogo, que talvez vocês já conheçam: Shogi.
Então, peguem os tabuleiros, as peças, as facas, e vamos nessa!



Eu estava assistindo Naruto com minha namorada (é, RPGistas também namoram...), e nós vimos vários episódios onde Nara Shikamaru joga este jogo com Sarutobi Asuma e com Nara Shikaku, seu pai. Eu achei o jogo interessante, e resolvi pesquisar sobre ele. Descobri coisas legais a respeito dele. Quer conhecê-lo, então vamos!
Vocês poderão saber mais sobre a história do jogo nestelink.


Mas, vamos falar sobre a contemporaneidade:
“Uma pesquisa feita no Japão em 1995 mostrou que 70% dos adolescentes de 16-17 anos jogavam shogi às vezes ou frequentemente enquanto que apenas 15% jogavam xadrez e somente 7% jogavam go. Entre as garotas, 61% possuíam um conjunto de shogi. Shogi é o jogo de tabuleiro estratégico mais popular do Japão.”


Mas, vamos falar sobre as regras e aplicações de jogo.
O shogi é parecido com o xadrez convencional, porém, há algumas peças novas:
  • 1 rei
  • 2 generais de ouro
  • 2 generais de prata
  • 2 cavalos
  • 2 lanceiros
  • 1 bispo
  • 1 torre
  • 9 peões
O tabuleiro é 9X9, totalizando 81 casas no total. As casas são retangulares, e não há diferenciação de cores. Cada jogador começa com 20 peças, e o objetivo é o Xeque-Mate, atacar o Rei adversário. Quando a peça chega na "sétima linha", ela se torna uma Peça Promovida, e recebe uma nova forma de movimentar.

Mas, algumas peças podem ser promovidas também, e veremos isso depois.

O shogi é um jogo de estratégia, e, em minha opinião, é um dos jogos mais complexos que há, e que, embora eu tenha estudado um pouco, ainda não entendi nem o fundamental. Se você acha difícil ler os Kanjis, bem, colocaremos uma legenda para vocês. Mas, vamos ao que importa: o jogo!

Vamos falar um pouco detalhadamente sobre cada peça, na medida que podemos.

Rei
Preto: 玉将(gyokushō
Branco: 王将(ōshō
Um rei move-se uma casa vertical, horizontal ou diagonalmente. Como no xadrez tradicional, um rei não pode jogar para uma posição que esteja a ser ameaçada por uma peça adversária. Se um rei estiver a ser atacado (estiver em cheque), esse jogador tem de cancelar o cheque imediatamente. Se tal não for possível, o jogador perde o jogo.





Torre
飛車(hisha
 Uma torre move-se um qualquer número de casas vertical ou horizontalmente. Uma torre promovida combina os movimentos da torre com os do rei.

Bispo
角行(kakugyō


 Um bispo move-se um qualquer número de casas na diagonal. Um bispo promovido combina os movimentos de um bispo e de um rei.


 General de ouro
金将(kinshō
 Um general de ouro move-se uma casa horizontal, vertical ou diagonalmente para a frente.

 General de prata
銀将(ginshō
 Um general de prata move-se uma casa na diagonal ou para a frente. Um general prateado promovido move-se como um general dourado.

Cavalo (Cavaleiro)
桂馬(keima

 Um cavaleiro move-se uma casa para a frente, seguido de um movimento na diagonal para a frente (o famoso "andar em L"), podendo saltar sobre casas ocupadas por outras peças. Um cavaleiro promovido move-se como um general dourado.
  
Lanceiro
香車(kyōsha

 Uma lança move-se um qualquer número de casas em frente. Uma lança promovida movimenta-se como um general dourado.


 Peão
歩兵(fuhyō
Um peão move-se apenas uma casa para a frente. Um peão promovido comporta-se como um general dourado.


 Bem, galera, essa é a movimentação básica do jogo. Complexo, sim, mas não impossível. Crianças japonesas aprendem, então, porque onanista RPGistas inteligentes não conseguirão?

 Uma outra coisa que precisa ser avaliada em relação ao Shogi: as peças não são mortas, e sim capturadas. Diferentemente do Xadrez ocidental, no Shogi, as peças capturadas podem ser recolocadas no jogo, mas elas precisam atender alguns requisitos:


  • Em vez de fazer uma jogada normal, um jogador pode escolher uma das peças capturadas (no seu lado) e colocá-la em qualquer casa vazia do tabuleiro como sua peça (semelhante ao que ocorre no Xadrez Cíclico).
  • Um peão não pode ser colocado numa coluna que já contenha outro peão não promovido do mesmo jogador.
  • Uma peça não pode ser colocada numa casa donde não poderia fazer uma jogada legal (peões, lanças e cavaleiros na última linha, nem cavaleiros na penúltima).
  • Não é permitido fazer chequemate por reintroduzir um peão. 

E aí, galera, gostaram? Bem, esse foi um post em que eu pensei: jogadores de RPG deveriam aprender isso. O Shogi poderá ajudar o jogador a melhorar sua estratégia, e afins.

Quanto a sequencia de jogadas, não irei postar; não entendo do jogo suficientemente bem para fazer algo assim. Mas, aqui vai o grosso do jogo. O resto, vocês aprenderão jogando. Aqui embaixo irá alguns links interessantes.

http://shogiemportugal.blogspot.com.br/
http://shogibrasil.wordpress.com/
http://brainking.com/pt/GameRules?tp=69
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shogi

Bem, meus filhos, este é meu presente para vocês hoje. Espero que vocês tenham gostado do jogo, assim como eu gostei. Um abraço para quem fica, e uma apunhalada para quem foge.

Love is the Law, Love under Will!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer forma de agressão, ofensas, desrespeito, discussões, preconceito racial, sexual, religioso ou ético, será banido. Somos jogadores de RPG, e não de futebol... E se você é Troll eu sou Elfo (Away)